Além de trabalhar com os alunos sobre algumas das diferentes formas de expressão (no Brasil), foi trabalhado também receitas típicas de diferentes regiões levando os alunos a desenvolver uma atitude positiva em relação às diferenças aprendendo a valorizá-las e a respeitá-las para combater os preconceitos decorrentes da não compreensão da pluralidade cultural.
Assim, retomando a estrutura de uma receita, buscando incentivar a escrita e a leitura foi solicitado aos alunos que escrevessem uma receita típica de sua casa (que a mãe fizesse ou até mesmo eles).Surpreendi com o resultado, percebi que muitos alunos ajudavam seus pais na cozinha pois não tiveram dúvidas com relação a receita.
Depois que cada aluno escreveu sua receita favorita foi pedido que lessem para a sala (demais alunos) para conhecer outros pratos.
Entre as delícias escritas a que chamou mais atenção da sala foi “O ovo batido”, pois o aluno que a escreveu ao ler aos demais colegas fez a leitura dramática, levando-os a viajarem em uma cozinha para realizar a receita.
Diante deste acervo de interesse na receita, foi solicitado que os alunos dividissem em grupo e discutissem quem iria colaborar na realização da receita.
Finalmente chegou o grande dia, fomos até a cozinha da escola, o aluno Cleberson dono da receita do ovo batido pode concretizar seu aprendizado, onde foi aprovado por todos.
Foi na simplicidade dos pratos que eu professora Valdirene do 3º ano C pude contribuir a mais um momento de alfabetização, estimulando a escrita de forma prazerosa e a leitura ensaiada ou seja com segurança pois a produção era deles.
OVO BATIDO
Ingredientes:
2 ovos
1 colher cheia de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 pitada de sazon
MODO DE FAZER
Pegue um prato e os ovos.
Quebre os ovos no prato, coloque a pitada de sal, a de sazon e a colher de farinha de trigo.
É só bater tudo, depois de bater coloque em uma frigideira e frite e é só servir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário